Skip to main content

Brainstorming que em sua tradução literal significa “tempestade cerebral”, também é chamado por alguns como “tempestade de ideias”. No bom “mineirês” poderia ser tratado como “toró de palpites”. Mas deixando a tradução de lado Brainstorming é uma metodologia de exploração de ideias dentro de um determinado grupo com o objetivo de alcançar melhores soluções de problemas ou situações.

A utilização da metodologia Brainstorming pode variar de acordo com as necessidades ou estratégias de quem está aplicando, mas alguns princípios básicos dessa ferramenta têm que ser mantidos. São eles:

  1. Deve ter um tema ou assunto principal e esse tema deve estar claro para  todos;
  2. Todas as ideias, por mais estranhas que pareçam devem ser respeitadas e analisadas;
  3. As ideias que surgirem devem ser registradas de forma visível para todos. Isso estimulará o surgimento de novas ideias e evitará repetições desnecessárias.

Um grupo de Brainstorming normalmente é composto por três elementos: O líder, os membros e um secretário.

O líder deve conhecer esta metodologia, manter-se relaxado durante a atividade   e conduzir todo o processo de forma bem descontraída.

Os membros escolhidos devem ter alguma experiência com o problema em causa. É necessário e importante não misturar os chefes com seus subordinados. A seleção de pessoas que estejam na mesma hierarquia da organização é fundamental, desta forma essas pessoas ficarão mais a vontade para expor suas ideias e serem mais criativas.

O secretário deve possuir facilidade da escrita rápida, pois terá que tomar nota de diversas ideias que serão geradas no Brainstorming. O nome das pessoas envolvidas não deverão estar relacionados as ideias geradas, já que o anonimato encoraja a liberdade de expressão.

Existem várias aplicações para a técnica Brainstorming, veja algumas:

  1. Desenvolvimento de Produtos;
  2. Campanhas de Publicidade;
  3. Resolução de Problemas;
  4. Gestão de Processos;
  5. Gestão de Projetos;
  6. Formação de Equipes.

Concluindo, Brainstorming é uma técnica em que críticas muitas das vezes não são necessárias e que a criatividade é sempre bem vinda. Ao término da exposição todas as ideias escritas e expostas devem ser revisitadas para que seja escolhida as mais adequadas à situação. Estas melhores ideias ainda podem ser submetidas a testes práticos para validações, dependendo da área de aplicação. E aí? Vamos colocar em prática essa metodologia  e gerar melhores resultados em nossas empresas e instituições?

Randolfo Cruz

Administrador de Empresas e Consultor na Exitum Empresarial