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Com o avanço tecnológico a sociedade contemporânea está em constante movimento gerando rápidas e significativas mudanças e exigindo constantes atualizações no modo de pensar e agir da sociedade. O meio corporativo está inserido nesse contexto e como em uma corrida de obstáculos, as empresas de um modo geral vivenciam um movimento que as faz avançar mesmo em meio aos desafios que surgem no caminho. Algumas alcançam mais rápido a linha de chegada, outras chegam bem depois e algumas ainda ficam pelo caminho.

O que faz com que um atleta seja mais rápido e mais bem-sucedido é o treinamento constante e seu grau de comprometimento, dedicação e a capacidade de mobilizar todas as suas habilidades para vencer os desafios. E o que isso tem a ver com o meio corporativo?

Certa vez um empresário me relatou em um bate papo informal uma situação que o preocupava em sua empresa; seus funcionários estavam muito desmotivados e ele percebia que uma das razões era o fato de sua equipe gestora estar estagnada no tempo e utilizar uma forma de gestão centralizadora. Ele tinha ciência da complexidade do ambiente empresarial contemporâneo e da necessidade de ter em sua empresa um modelo de gestão flexível alinhado com a demanda do mercado. Sabia também da urgente necessidade de sua equipe pela atualização e desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades.

Conversamos um bom tempo sobre a possibilidade de utilização de recursos tecnológicos associados a metodologias ativas para alcançar mais pessoas e promover um aprendizado significativo para todos os colaboradores. O ponto alto de nossa reflexão sobre as metodologias ativas foi o blended learning que é um modelo de aprendizagem que dialoga com uma diversidade de métodos.

Blended é uma palavra da Língua Inglesa que significa mesclado. Ao utilizar essa metodologia ativa uma parte do treinamento dos funcionários será presencial onde os participantes poderão debater em grupo um tema específico tendo uma liderança mediando o processo e outra parte poderá ser virtual utilizando recursos como e-book, vídeos que refletem situações comuns no ambiente corporativo, vídeos motivacionais  e tantos outros recursos digitais que possibilitam a interação dos participantes através de chats e fóruns em um ambiente virtual de aprendizagem .

Essa estratégia   visa promover a atualização dos funcionários sobre as novidades na área em que atuam possibilitando que a equipe alcance os objetivos propostos e desenvolva as habilidades necessárias para aperfeiçoar o trabalho.

Lucienne Fares

Consultora na área de pedagogia atuando no segmento educacional e também empresarial. Com mais de 30 anos de experiência na área de gestão atua de forma significativa com foco em resultados. Sócia diretora da Affluence Treinamento Gerencial e também palestrante, tendo já realizado ministrações em todos os estados brasileiros.