Tecnologia na área empresarial: por que devo me atualizar?

A tecnologia na área empresarial tem gerado alto impacto. A cada dia, há novos recursos e possibilidades que permitem que empresas de pequeno e grande porte possam melhorar os seus métodos e alcançar bons resultados.

Apesar disso, infelizmente muitas instituições não estão prontas para automatizarem os seus processos e se manterem atualizadas.

Algumas se mantêm fiéis à ideia de que apenas um bom produto será o suficiente para fazê-las permanecerem no mercado. Entretanto, em um cenário competitivo, é preciso apostar em inovações e acompanhar as tendências.

E para você compreender mais sobre a importância da tecnologia empresarial, e como tornar a sua empresa preparada para as mudanças, trouxemos este artigo para te auxiliar. Acompanhe a leitura! 

Qual a importância da atualização da tecnologia na área empresarial?

As mudanças causadas pela tecnologia na área empresarial tem trazido várias vantagens às organizações. Elas possibilitam otimizar processos, aumentar a produtividade, melhorar a gestão empresarial, reduzir custos e, consequentemente, oferecer uma experiência mais atrativa para o consumidor. 

Nos últimos anos, novos recursos foram lançados e hoje, já são utilizados por grandes empresas como ferramentas indispensáveis para o seu desenvolvimento. O Big Data, Cloud Computing, Internet das Coisas (IoT), Criptografia, Realidade Aumentada (RA), Inteligência Artificial e os Enterprise Resource Planning (ERP) são alguns exemplos.

Hoje, o uso e a adaptação das novas ferramentas deixou de ser um recurso de diferenciação e passou a ser um item essencial para que uma empresa se mantenha no mercado. 

A ausência de novos softwares, que o avanço da tecnologia oferece, impossibilita que organizações consigam acompanhar o mercado e, principalmente, atendam às exigências do consumidor 5.0.

Quais são as principais vantagens do seu uso nas organizações?

A implementação de novas tecnologias traz inúmeras vantagens para os negócios. Além de  possibilitar que uma organização se mantenha no mercado, permite um melhor desempenho, aumentando o seu lucro. 

Além disso, há outras vantagens que a tecnologia traz. Confira! 

Melhora o relacionamento com o cliente

O lançamento de recursos que permitem uma comunicação direta com o cliente tem se tornado cada vez mais comum. Além disso, existem sistemas de Customer Relationship Management (CRM) que concentram todas as informações que estão relacionadas à administração e vendas, e que ajudam a organizar e gerenciar o contato de cada cliente. Assim, é possível acompanhar toda a sua jornada de compra e conseguir desenvolver um relacionamento mais interessante. 

Aumenta a fidelização do cliente

A fidelização do cliente é outra vantagem que também podemos destacar. Isso porque algumas tecnologias como cookies, por exemplo, permitem que as empresas possam acompanhar a interação do consumidor dentro de um site, coletar dados e realizar anúncios mais personalizados, auxiliando na fidelização do mesmo. 

Reduz os custos

Quando falamos de uma startup, é comum discutirmos sobre a sua baixa despesa. Isso acontece porque negócios quase totalmente digitais e com projetos inovadores conseguem aproveitar o máximo da tecnologia, reduzindo significativamente o seu custo mensal.

Com a gama de Enterprise Resource Planning (ERP) disponível, software de gestão, empresas de qualquer porte conseguem otimizar recursos que, muita das vezes, eram impensáveis a sua substituição. 

Alguns exemplos são ferramentas para comunicação entre os colaboradores, organização financeira ou o controle de estoque.

Mais segurança

Há alguns anos, todos os processos dentro de uma organização eram arquivados em pastas. Além dessa alternativa precisar de uma quantidade considerável de papel, o que traz um impacto negativo para o meio ambiente, a organização não era tão boa e segura.

Já hoje, existem softwares que trazem mais segurança, permitem uma organização prática, integrada, e possibilitam que as instituições definam quem pode conferir determinadas informações. 

Quais são os desafios em incorporar novas tecnologias na área empresarial?

Quando pensamos no avanço da tecnologia, podemos ter como exemplo a teoria de Benedict Evans, consultor e analista de dados conhecido no Vale do Silício. Ele diz que a tecnologia possui ciclos, o que é denominado como curva S. 

Evans explica que a medida que uma tecnologia amadurece, ela deixa de ser nova e passa a ser o caminho de uma construção de outra.

Com isso, toda tecnologia é criada e substituída, porém elas possuem um tempo para se desenvolverem e serem implementadas.

Algumas organizações não são tão flexíveis para abraçar as novas possibilidades. Por isso, o desafio é incorporar a cultura da transformação de maneira dinâmica, para se adaptar aos novos recursos.

Além da mudança cultural, empresas pequenas possuem um orçamento limitado para investir em novos recursos. Nesta circunstância, é necessário reorganizar o capital de giro para que a incorporação seja possível.

Como otimizar uma empresa com os novos recursos?

O uso da automação e demais recursos que a tecnologia proporciona é algo que funciona não somente nas indústrias. Muita das vezes, empresas de pequeno porte acreditam que alguns softwares só funcionam para aqueles que produzem grandes lotes de produtos ou possuem uma quantidade considerável de colaboradores.

Porém, existem recursos que se adaptam muito bem em qualquer realidade empresarial, independente do porte ou posicionamento de mercado, e facilitam o dia a dia dessas organizações. 

Contudo, para otimizar um negócio com os novos recursos, a primeira etapa é construir uma cultura flexível. É importante que cada colaborador se sinta confortável e preparado para novos desafios.

Também, outro passo, é otimizar aquilo que já deveria ter sido otimizado há alguns anos. Muitas instituições estão a alguns passos atrás para a implementação dos novos recursos. Desse modo, é essencial passar por todas as etapas para depois buscar recursos mais avançados.

Por fim, não se esqueça de avaliar as opções disponíveis e analisar quais se adequam ao seu negócio. Fazer uma mudança drástica e implementar muitos itens de uma vez, pode gerar confusão e dificuldade à adaptabilidade, o que trará um resultado contrário do esperado. 

Você acredita que a sua empresa está pronta para incorporar novas tecnologias? Deixe o seu comentário e aproveite para conferir o nosso artigo sobre como analisar menos e realizar atitudes no seu negócio!
https://www.exitumempresarial.com.br/pare-de-analisar-tome-atitude-2/

Roney Fares

Roney Fares

Administrador de Empresas com MBA Executivo em marketing, possui ampla experiência na área de Gestão em vários portes de empresas e em diversos segmentos. Sócio diretor nas empresas Exitum Empresarial e Affluence Treinamento Gerencial.