Skip to main content

Indicadores de desempenho são ferramentas de gestão para se realizar a medição e consequentemente saber o nível de desempenho de uma organização. Existem diferentes categorias de indicadores, que podem ser: Indicadores quantitativos, Indicadores qualitativos, Indicadores de processo, Indicadores financeiros e econômicos e etc.

Como definir os indicadores da sua empresa através de três conceitos fundamentais:

1) Objetivo: é o que o gestor ou administrador busca realizar na empresa (aumentar faturamento, aumentar a lucratividade, melhor atendimento, etc.).

2) Indicador: aponta o desempenho com ajuda de gráficos e números, é aquilo que será medido, o que é mensurável conforme o objetivo.

3) Meta: se o objetivo é aumentar o faturamento, e o indicador é o faturamento mensal, a meta será o número que se quer alcançar. Exemplo: Atingir um faturamento de R$ 200 mil mensais.

Seguem as dicas finais para criar indicadores de desempenho:

 Faça um planejamento estratégico.

 Estabeleça as metas da sua empresa.

 Escolha o melhor indicador que representa o setor ou processo que será medido.

 Acompanhe os indicadores diariamente, semanalmente ou na frequência que o setor exigir.

 Considere informações relevantes na hora de definir seus indicadores.

 Seja claro e simples ao incluir dados. O indicador precisa ser de fácil compreensão e bem estruturado.

 Compartilhe o resultado dos indicadores com a sua equipe.

 Faça reuniões com a equipe para tirar dúvidas e solucionar problemas. Nessas reuniões, os indicadores podem e devem auxiliar no processo decisório.

Concluindo, para uma eficaz definição dos indicadores de desempenho, é crucial começar pelo planejamento estratégico da sua empresa. Desta forma, teremos um direcionamento do negócio e a identidade organizacional clara, para que todos na empresa contribuam para o atingimento das metas. Veja neste mesmo blog um pouco mais sobre este assunto no post “Diretrizes para a sua empresa e sua vida“.

Após especificar esses pontos, é hora de colocar a mão na massa e estruturar os indicadores de desempenho da sua empresa.

Boa sorte e bons negócios!

Randolfo Cruz

Administrador de Empresas e Consultor na Exitum Empresarial