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Estamos vivendo um contexto social de grandes mudanças. Muitas vezes nos
encontramos em situações pessoais e profissionais difíceis e nos vemos em um “beco
sem saída” não sabendo qual rota seguir. Uma pergunta que ecoa muitas vezes e nos
deixa sem rumo é: – como adquirir o conhecimento necessário ou transformar o
conhecimento já adquirido em crescimento profissional? Para essa reflexão, vamos
discorrer aqui primeiramente sobre a aquisição do conhecimento vislumbrando a
ascensão profissional.

Certa vez em um encontro de liderança, aprendi com uma especialista em gestão algo
que tenho priorizado na minha vida profissional. Ela afirmou que para alcançarmos
crescimento nesta área precisamos potencializar nossas fortalezas e desbloquear a
nossa melhor versão. Achei esta frase fantástica no momento em que a ouvi. No
entanto, ela não gerará mudanças significativas para a ascensão profissional se
continuarmos em nossa zona de conforto. Assim sendo, vamos refletir sobre algumas
dicas de como podemos desbloquear a melhor versão de nós mesmos.

Como potencializar nossa melhor versão profissional

  1.  Precisamos visualizar o resultado profissional que almejamos e construir um
    plano para torná-lo realidade. Para isso precisamos procurar agir como se já
    tivéssemos chegado lá. Precisamos “ser fiel no pouco para poder usufruir do
    muito”.
  2. É preciso fazer uma auto avaliação e identificar quais são os seus pontos fortes
    e os seus pontos fracos. Para isso, algumas perguntas podem direcionar a sua
    reflexão, como por exemplo:

– Para exercer a função que almejo, quais habilidades e competências terei que ter
desenvolvido para ser um profissional de sucesso?

– Quais lacunas da minha formação eu preciso preencher para estar competente para
exercer tal função?

– Quais tarefas desenvolvo melhor ou em quais áreas terei mais oportunidade de
liberar meu potencial?

De posse dessas respostas você poderá construir um plano para direcionar sua busca
por aquisição de novos conhecimentos. É preciso lembrar que um fator essencial nesse
percurso para a ascensão profissional é uma boa gestão do tempo. É preciso saber
onde gastar a energia diariamente. É preciso ser resiliente. A resiliência reduz a
distância entre nossas fragilidades e o sucesso.

Ser resiliente é elementar tanto para quem busca qualificação como para quem já é
qualificado. Aprimorar constantemente seus conhecimentos é fundamental para
qualquer estágio em que você se encontre. Além da gestão de tempo, a gestão do
conhecimento também é essencial. A participação em cursos, palestras, workshops e
outros eventos similares, possivelmente promoverá sua atualização e aprimoramento

profissional. O investimento em aprendizado e qualificação profissional agrega valor à
atuação profissional. Isso será um diferencial considerando que as empresas procuram
por profissionais cada vez mais bem qualificados.

E então, como está a gestão do seu conhecimento? Você sabe quais são as suas
fortalezas? Se sim, já tem colocado foco em cada uma delas para desenvolver sua
melhor versão a cada dia? Se não, que tal começar agora mesmo?

Lucienne Fares

Consultora na área de pedagogia atuando no segmento educacional e também empresarial. Com mais de 30 anos de experiência na área de gestão atua de forma significativa com foco em resultados. Sócia diretora da Affluence Treinamento Gerencial e também palestrante, tendo já realizado ministrações em todos os estados brasileiros.