Quando se fala em gestão empresarial, um planejamento estratégico é uma das ferramentas mais comuns e, ao mesmo tempo, mais importantes para se fazer uma empresa crescer.

Através de um planejamento, é possível verificar os pontos fortes e fracos de um negócio, definir os objetivos com clareza e realizar ações estratégicas para alcançar cada meta. Por isso, fazendo o planejamento e seguindo as etapas estabelecidas, você consegue não só fazer o seu negócio crescer, como também obter várias vantagens.

Então, se você ficou curioso sobre um planejamento estratégico e quer saber quais são as suas vantagens, continue acompanhando esse artigo para saber mais.

O que é um planejamento estratégico?

Um planejamento estratégico é um procedimento que tem como objetivo formular estratégias dentro de uma empresa para que ela possa se organizar e se desenvolver. Normalmente, esse planejamento é mais comum quando uma organização está se iniciando, para que assim evite conflitos iniciais e consiga captar clientes.

Apesar de ser comum durante essa jornada do negócio, o planejamento também pode ser realizado em outras circunstâncias. Isso ocorre porque ele também ajuda a visualizar o crescimento da empresa e a definir metas e estratégias que vão auxiliá-lo na performance. 

Qual é a sua importância para uma empresa? 

Quando um planejamento estratégico é realizado e seguido até o final, você consegue não só aumentar o lucro da sua empresa, como também manter a sua originalidade e se destacar entre os concorrentes.

Em um planejamento, os valores de um negócio são mantidos em todas as estratégias, com isso, ela consegue permanecer no mercado sem alterar as suas raízes. 

Já em uma outra circunstância, quando o planejamento não é realizado, uma organização não terá definido os seus objetivos, valores, onde deseja chegar e como fazê-la crescer. Assim, a chance do negócio não se desenvolver e durar pouco será grande.

Um ótimo exemplo da importância de um planejamento para uma empresa é levar como exemplo o desenvolvimento de grandes negócios conhecidos em todo o mundo. A Apple, Uber, Airbnb, Ifood, dentre outras, são empresas que conseguem manter a sua identidade, obter resultados extraordinários e lidar com imprevistos justamente por terem planejado e organizado uma estratégia em casos de situações negativas. 

O que deve ser feito em um planejamento estratégico?

Um planejamento estratégico precisa ter um diagnóstico, objetivo e estratégias para que seja possível utilizá-lo como base para alcançar aquilo que a empresa deseja. Então, para que ele seja realizado da melhor forma, é preciso seguir etapa por etapa e montá-lo de forma completa. 

Para que você possa compreender melhor, a seguir separamos quais são as etapas e o que deve ter em cada uma delas. 

  1. Diagnóstico e objetivos

O diagnóstico empresarial é uma análise do desenvolvimento da empresa, dos pontos que precisam de melhoria e das oportunidades que podem ser aproveitadas. Essa definição é realizada em casos de empresas que já existem, para aquelas que ainda estão no papel, a definição de objetivo e as estratégias serão definidas dentro de um plano de negócio.

Se esse não for o caso da sua empresa, para realizar um diagnóstico empresarial, faça uma pesquisa ampla, avaliando cada setor. Para isso, você pode também verificar o desempenho dos colaboradores e solicitar um feedback de cada um. 

Além disso, no diagnóstico você pode utilizar a ferramenta SWOT para facilitar o procedimento de identificar os pontos fortes e fracos da empresa.  Veja a seguir como essa ferramenta funciona:

  • Forças: são os pontos fortes da organização e a sua vantagem competitiva. Fraquezas: pontos fracos do empreendimento que devem ser melhorados. 
  • Oportunidades: as oportunidades são situações que podem ser aproveitadas, pois trarão melhorias para a empresa. 
  • Ameaças: as ameaças são fatores fora da organização que podem prejudicá-la.

Além de realizar o diagnóstico e a análise SWOT, não se esqueça de definir quais são os objetivos que você deseja alcançar com a sua empresa. 

  1. Definição de estratégias e ações

Depois que o diagnóstico e o objetivo forem estabelecidos, é o momento de definir quais ações a sua empresa vai realizar a fim de atingir as suas metas. Para isso, verifique a verba disponível para ações e faça um brainstorming com ideias do que fazer. 

Mas para que as ações funcionem, é preciso que o objetivo tenha sido definido com clareza, contendo o que exatamente a empresa deseja e em quanto tempo.

Nessa etapa você também pode criar um cronograma de ações, pois isso irá facilitar a execução das ações.

  1. Avaliações e métricas

Depois que as estratégias foram definidas, também estabeleça um método de avaliação. É importante que você verifique as métricas referentes ao desempenho dessas ações, pois assim você vai conseguir acompanhar se elas estão funcionando ou não. 

Também, caso você perceba que alguma ação não está trazendo o resultado esperado, reajuste o planejamento estratégico criando novas ações para conseguir alcançar o objetivo. 

Quais são as vantagens do planejamento?

O planejamento estratégico traz diversas vantagens para qualquer negócio, pois com ele definido, é possível alcançar os objetivos da empresa, já que terá ações para isso. A seguir, separamos algumas das vantagens.

  1. Aumentar as vendas e os lucros

A primeira vantagem que o planejamento proporciona é o aumento de vendas e lucro. Quando uma empresa é bem administrada e possui um plano traçado, consequentemente ela consegue alcançar os seus objetivos e melhorar a sua performance. 

Para isso, um dos objetivos definidos no planejamento precisa ter o aumento de vendas e lucros como uma meta e, a partir disso, a organização terá mais clareza, conseguindo desenvolver a sua empresa.

  1. Otimizar a gestão financeira

A vida financeira de uma empresa é uma das mais importantes para o seu desenvolvimento, pois se ela não estiver organizada e bem gerenciada, qualquer imprevisto poderá levar ao fechamento das portas.

Com um planejamento bem definido, a gestão financeira de um negócio consegue ficar mais organizada e otimizada. Isso irá diminuir os gastos da empresa que poderão ser utilizados em estratégias que geram mais vendas, por exemplo.

  1. Vantagem competitiva em relação aos concorrentes

Em um mercado competitivo, para que uma empresa consiga se destacar, é preciso se diferenciar entre outros negócios. Com o planejamento feito, a empresa conseguirá manter a sua originalidade, definir ações diferenciadas, lidar melhor com as suas fraquezas e saber aproveitar cada oportunidade.

Tudo isso acarretará em um diferencial e trará mais vantagens, já que um negócio com planejamento estará preparado para  enfrentar situações que os concorrentes não conseguirão lidar. 

  1. Atração e fidelização dos clientes

Além das vantagens citadas, a atração e fidelização do cliente é mais uma que o planejamento estratégico proporciona. Conforme citado, em um planejamento estratégico é avaliado todos os setores da empresa, incluindo aqueles que possuem pontos fracos. Com isso, o planejamento possibilita traçar estratégias que vão ajudar a melhorar esses pontos, principalmente aqueles relacionados à experiência do cliente.

Além disso, com ele é possível definir novas estratégias de fidelização, verificando o que mais funciona e o que pode ser uma oportunidade. Tudo isso irá ajudar a melhorar a percepção do cliente referente a empresa e consequentemente atrair novos clientes e fidelização.

  1. Melhora a sua imagem e mantém os seus propósitos alinhados

Uma das possibilidades que o planejamento oferece é manter alinhado aos objetivos e os valores da empresa conforme citamos. Essa situação acontece porque durante todo o planejamento, ele é trabalhado conforme os propósitos da empresa.

Conseguindo manter esse alinhamento em todos os seus pontos de contato, isso vai melhorar a percepção do negócio diante dos seus stakeholders.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para conferir o nosso artigo sobre diagnóstico empresarial!

Roney Fares

Roney Fares

Administrador de Empresas com MBA Executivo em marketing, possui ampla experiência na área de Gestão em vários portes de empresas e em diversos segmentos. Sócio diretor nas empresas Exitum Empresarial e Affluence Treinamento Gerencial.