No post de hoje, vamos falar sobre o Resultado Consolidado de uma organização, mas primeiro, é importante entender o que é “Resultado”, concorda?

A definição de “Resultado” pode mudar de organização para organização em função das diretrizes que são instituídas em cada uma delas, ou seja, normalmente cada organização determina o seu “Resultado” esperado.

Para que você possa entender melhor como uma organização determina o seu “Resultado”, segue alguns Posts publicados anteriormente que complementem este conteúdo: Os objetivos do seu negócio são formalizados? Como Determinar Indicadores de Desempenho para seu Negócio? Gestão Orientada por Resultados

Partindo da premissa que uma organização possui um planejamento estratégico, determinou os seus indicadores de desempenho e precisa gerir os seus resultados, o Resultado Consolidado nada mais é do que uma forma de demonstração agrupada e resumida sobre o atingimento dos objetivos e normalmente é apresentada para a alta gerência da organização mensalmente ou trimestralmente.

Em relação ao conteúdo de um relatório de Resultado Consolidado, normalmente inicia-se por uma introdução com um breve relato sobre o atingimento dos objetivos seguido da apuração do mapa estratégico e seus indicadores de desempenho em formato gráfico e por fim, uma conclusão sobre a situação atual e os próximos passos.

A grande dificuldade das organizações em gerar um relatório de Resultado Consolidado, apesar de conceitualmente simples, está relacionado às diversas fontes de dados para uma mesma informação, a falta de estruturação do processo de condução dos trabalhos e o processamento manual de planilhas que quanto maior o número de informações, maior a possibilidade de falhas no processamento não automatizado.

Em complemento ao Resultado Consolidado, existe também o Resultado Analítico cujo objetivo é realizar o desdobramento dos indicadores por objetivo, agora demonstrando além dos indicadores de resultados, os indicadores de esforço, mas este tema será tratado em breve através de outro Post.

Obrigado e bons negócios!

Thiago Wilker

Thiago Wilker

Empresário, Engenheiro de Telecomunicações e Especialista em Sistemas de Informação