A frase “pilar para o sucesso” é amplamente encontrada em diferentes canais midiáticos. A colocação de um pilar na concepção da arquitetura, campo oriundo dessa expressão, é uma das fases mais importantes na estrutura de um projeto. São os pilares que dão sustentação para uma obra arquitetônica. Um pilar mau posicionado pode ocasionar danos gravíssimos como a instabilidade da estrutura. 

Fazendo uma transposição desse conceito para o contexto profissional, os pilares são como colunas que sustentam um indivíduo para que este seja bem-sucedido em sua trajetória profissional. Nesse contexto, o pilar essencial para o sucesso profissional que destacaremos aqui é o Conhecimento. Seu destaque como um pilar para o sucesso profissional se dá pelo fato dele ser o fator de maior influência comportamental de um indivíduo. É a partir do conhecimento que interagimos ativamente ou passivamente na tomada de decisões.  

O conhecimento pode ser científico ou empírico. É científico no que se refere a dados e ou informações comprovadas com base em métodos científicos. É um conhecimento validado a partir de pesquisas e testes. São os conhecimentos adquiridos na trajetória acadêmica de forma direcionada ou autônoma.  Já o conhecimento empírico é aquele obtido a partir das vivências, da observação e da experiência e interação com o meio e com outras pessoas que vivem no mesmo ambiente. 

As atitudes e perspectivas de alguém estão, na maioria das vezes, embasadas no conhecimento, ou seja, na bagagem de informações adquiridas na jornada de vida. Porém não podemos ter uma visão reducionista sobre o conhecimento tratando-o apenas como meras informações. É muito mais do que isso. 

Para compreendermos melhor vamos imaginar a mente humana como um almoxarifado. Esse almoxarifado funciona como um recôndito da consciência. É um ambiente compartimentado, organizado com prateleiras. Em algumas das prateleiras estão todo o conhecimento adquirido em cursos, treinamentos e horas de estudo. Em outras estão o conhecimento adquirido com as experiências de vida, com as viagens realizadas e também através das relações interpessoais.  

À medida que o indivíduo precise agir ou tomar decisões, ele buscará as informações necessárias no almoxarifado do conhecimento. É uma atividade dinâmica e automática do cérebro. O sucesso profissional é adquirido quando o indivíduo consegue agir com equilíbrio nessa área. Quando consegue, através de estruturas mentais, decodificar a informação cientifica e a empírica para gerar uma ação de sucesso. 

Para que o conhecimento seja um pilar que produz sucesso profissional é necessário que o “almoxarifado” esteja sempre abastecido com informações atualizadas. É preciso investir nas relações pessoais e em novas experiências de vida, buscando tirar o máximo de proveito de cada uma delas.

Como está o seu almoxarifado do conhecimento? Você tem investido para que as prateleiras estejam sempre abastecidas? 

Lucienne Fares

Lucienne Fares

Consultora na área de pedagogia atuando no segmento educacional e também empresarial. Com mais de 30 anos de experiência na área de gestão atua de forma significativa com foco em resultados. Sócia diretora da Affluence Treinamento Gerencial e também palestrante, tendo já realizado ministrações em todos os estados brasileiros.