Skip to main content

Você consegue visualizar os objetivos do seu negócio claramente, mas não formaliza os mesmos… tudo bem… isto é comum no mundo corporativo das pequenas e médias empresas, apesar de não ser adequado. A formalização através de um plano de negócios é complexa, demanda tempo e dificilmente um empresário volta ao documento para consultas no seu dia a dia por diversos motivos, seja falta de tempo, falta de objetividade no documento, dificuldade de entendimento e etc.

Imagina então, se fosse possível você expressar toda a estratégia do seu negócio em apenas uma página, isto mesmo, uma página ao invés de várias e várias páginas? Pois bem, em função deste cenário, uma nova tendência surgiu no mercado através de uma metodologia mais simples, objetiva e fácil de implementar sem perder a essência do que é relevante, denominada “BMG – Business Model Generation” ou também conhecida como “CANVAS”.

Ao invés de formular a estratégia da empresa, você passa a formular uma estratégia para cada negócio da empresa, mas como isto seria possível? Basta passar a pensar em cada negócio que sua empresa oferta ao mercado ao invés de pensar na empresa propriamente dita, desta forma é possível aprofundar ao nível de detalhes que a metodologia faz a proposição.

São nove elementos que devem ser trabalhados e apesar da metodologia deixar livre a ordem de construção, após diversos trabalhos, identificamos que iniciar à partir da definição da Proposta de Valor em função de cada Segmento de Cliente seria um caminho onde o trabalho flui melhor.

Vale ressaltar que não basta preencher cada elemento com as suas ideias, você precisa validar cada item através de um teste de hipótese, ou seja, deve-se definir afirmativa, que estabeleça um parâmetro quantitativo ou qualitativo a ser pesquisado para validar se a sua percepção está adequada ou não. Isto irá garantir que você desenvolva a sua estratégia de forma consistente e evitar que o negócio seja iniciado aumentando as possibilidade de sucesso e evitar dificuldades durante a implantação da estratégia.

Se você gostou da dica e gostaria de aprofundar no assunto, leia o livro “Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios” dos autores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, e mão à obra!

Thiago Wilker

Empresário, Engenheiro de Telecomunicações e Especialista em Sistemas de Informação