Definir as diretrizes estratégicas é imprescindível para a sua empresa, mas também extremamente válido para a sua vida. E acredite, será importante também para a vida daqueles que estarão ao seu lado em sua jornada.

É tão importante para você quanto para as pessoas relacionadas à sua área profissional ou no seu âmbito familiar. Falar sobre diretrizes estratégicas pode se tornar bastante interessante se você começar a pensar sobre a aplicação dos seus conceitos no dia a dia.

Nas instituições as diretrizes estratégicas servem para expor de forma clara quais são as definições sobre o futuro da empresa, qual o caminho será seguido pela mesma e como ela se posicionará frente às diversas situações que surgirão. Quando você define a MISSÃO da sua empresa você deixa claro o que é que a sua empresa se propõe a fazer. A MISSÃO define o motivo pelo qual ela existe.

Quando a liderança define a VISÃO de uma instituição ela deixa claro para todos qual será o seu destino. Define assim qual o “norte” para que todos possam alinhar as suas próprias bússolas em cada área e/ou departamento. A VISÃO é a declaração de onde a empresa ou instituição quer chegar. É com ela que se incrementa ainda mais a motivação de se fazer cumprir a MISSÃO no dia a dia.

E para tornar o grupo forte e unido, você pode estabelecer quais serão os VALORES que servirão de colunas para sustentar a sua MISSÃO rumo à conquista da VISÃO da sua empresa ou instituição. Os valores são como pilares a fim de orientar a conduta diária na qual todos deverão se encaixar.

Diretrizes Estratégicas na Prática e na Vida

Se você pensar bem, este deveria ser também o nosso posicionamento em relação as nossas próprias vidas. Saber no mínimo o que queremos ser e o que queremos alcançar nos facilitaria e muito o processo de ter que tomar inúmeras decisões diárias. Lendo sobre estes conceitos você até poderá definir como óbvias as conclusões, mas não se engane o desafio mesmo será tirar cada um deles do papel e praticar. Mas tenha a certeza de que definir previamente as diretrizes estratégicas da sua empresa e da sua vida facilitará e muito o seu dia a dia. Definir as diretrizes estratégicas pessoais e institucionais facilitará também o processo de se fazer agregar companheiros de jornada ao invés de apenas amigos, parentes ou colaboradores. Prefiro crer em um processo natural da vida em que tudo se encaixe, fazendo valer a família, empresa e, principalmente, a forma de se levar a VIDA.

Se você ainda não tem a definição de suas DIRETRIZES ESTRATÉGICAS comece já. E fique à vontade para compartilhar conosco as suas dificuldades em qualquer área de todo este processo. Seja ele na vida pessoal ou profissional. Já é um prazer alcançar a sua atenção e será ainda mais gratificante poder lhe enviar algumas dicas, se for o caso.

Abraços e sucesso!

Roney Fares

Roney Fares

Administrador de Empresas com MBA Executivo em marketing, possui ampla experiência na área de Gestão em vários portes de empresas e em diversos segmentos. Sócio diretor nas empresas Exitum Empresarial e Affluence Treinamento Gerencial.