A contabilidade e a consultoria em uma empresa são importantes para a sua organização e são essenciais para fazer um negócio crescer. Infelizmente, nem todos os empresários conseguem enxergar a sua importância, mas, entendendo o seu papel dentro de uma empresa, e buscando a sua implementação, é possível aumentar consideravelmente os seus resultados.

Por isso, se você tem uma pequena ou média empresa, e ainda não sabe como esses serviços podem ajudar o seu negócio, continue acompanhando esse artigo para entender como a contabilidade e a consultoria podem ajudar o seu negócio a se desenvolver.

Qual a importância da contabilidade e da consultoria em uma organização?

A contabilidade é um serviço que visa organizar e controlar todas as despesas e receitas da empresa para mantê-la mais organizada, com seu fluxo de caixa em dia, reduzir custos e, consequentemente, aumentar o lucro da organização.

Já a consultoria é um serviço realizado por um profissional em uma determinada área, que vai ajudar líderes e empresários a compreenderem melhor como gerir o seu negócio e a encontrarem o melhor caminho e estratégia para obter o resultado que procura.

Para isso, a contabilidade precisa empenhar o seu papel na empresa para que o empreendedor tenha tempo para refletir sobre outras informações e a consultoria possa auxiliá-lo em relação a isso, reduzindo erros. 

Como essa aliança pode ajudar o seu negócio crescer?

Quando a contabilidade e a consultoria são utilizadas por uma empresa, ela consegue aumentar a sua performance, lidar melhor com conflitos, atrair e fidelizar clientes e se diferenciar no mercado, dentre outras soluções que ambos serviços proporcionam.

Isso ocorre porque a consultoria irá guiar o empresário nas suas decisões, mas se as finanças da organização não estiverem bem estruturadas, não será possível que isso funcione. 

Além disso, toda ação em uma organização exige gastos. Se eles não forem utilizados da melhor forma, isso poderá ocasionar um resultado contrário, como geração de altas dívidas, por exemplo. 

Quais são as vantagens da contabilidade e de uma consultoria?

A implementação da contabilidade e a consultoria em uma empresa oferece diferentes vantagens que auxiliam no seu crescimento. De maneira geral, tanto a contabilidade quanto um serviço de consultoria possibilita que a empresa fique mais organizada e consiga realizar os seus objetivos com mais precisão.

A seguir, separamos algumas das vantagens que esses serviços oferecem.

  1. Organização financeira

Conforme citado, a contabilidade tem como objetivo cuidar das finanças, tributos e patrimônios da empresa. Isso possibilita que o negócio fique organizado, consiga diminuir os custos, evitar o pagamento de multas e demais vantagens que uma boa organização proporciona.

Com a organização financeira bem administrada, é possível que com o auxílio de um consultor, o dinheiro que sobrar no caixa possa ser utilizado em ações estratégicas para o desenvolvimento da empresa ou para tornar o espaço mais agradável, por exemplo.

  1. Ganho de tempo

Os serviços de contabilidade e consultoria também proporcionam mais tempo para o gestor. Com uma equipe especializada nessas áreas, um empreendedor poderá utilizar o seu tempo para solucionar outras questões que vão ajudar no crescimento da empresa.

  1. Aumento de controle diante de imprevistos

Uma empresa que possui as suas finanças organizadas consegue manter dinheiro sobrando para usar com possíveis imprevistos. Com essa reserva pronta, diante de algum problema que possa surgir, a organização conseguirá lidar melhor com isso sem afetar drasticamente a empresa.

Do mesmo modo, com o auxílio de um consultor, as tomadas de decisões são mais assertivas, minimizando erros e lidando melhor com complicações que podem acontecer.

  1. Direcionamento

Uma consultoria ajuda um empreendedor a alcançar determinado objetivo, compreender o caminho que deve ser realizado, tomar melhores decisões e ter auxílio diante de algum erro.

Por esse motivo, em uma consultoria, um empresário consegue ter direcionamento nas suas ações, o que possibilita maior probabilidade de ganhos e menor  probabilidade de erros.

  1. Alta performance

As finanças organizadas e um consultor para auxiliar na jornada de um negócio possibilitam uma mudança de mentalidade e decisões mais assertivas que auxiliam no aumento de performance da empresa.

Para que uma organização consiga melhorar os seus resultados e superar as suas expectativas, é necessário que o seu empreendedor consiga ter conhecimento sobre os seus setores, ter as suas finanças bem administradas, definir estratégias e seguí-las da melhor forma.

Como implementar na minha organização?

Para implementar esses serviços na sua empresa, a primeira etapa é adequá-la para isso. Por exemplo, na parte financeira, você precisa separar todas as contas, planilhas e demais informações para garantir que o time de contabilidade tenha tudo que precisa.

Já se tratando de uma consultoria empresarial, é preciso alinhar os seus objetivos, definir quem irá participar dela e quais dias ela irá acontecer. 

Após essa etapa, será preciso buscar por prestadores de serviços. Existem alguns escritórios de contabilidade que prestam o serviço de contabilidade consultiva que, além de organizar as finanças da sua empresa, também auxilia nas tomadas de decisão. 

Então, uma possibilidade é que, ao invés de procurar dois prestadores de serviços, se opte por um que ofereça o serviço completo, e que ainda esteja alinhado com as necessidades da sua empresa.

Após a contratação do serviço, faça um planejamento conforme a orientação do consultor e o resultado financeiro da empresa. O planejamento estratégico irá guiar você, facilitando o processo para alcançar determinado objetivo. 

Depois disso, basta colocar as ações em prática e ir reajustando o seu planejamento conforme a necessidade da empresa e os resultados obtidos.

O que você achou deste artigo? Se você gostou e ficou interessado pelos serviços de contabilidade e consultoria, acesse a página principal do nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços!

Roney Fares

Roney Fares

Administrador de Empresas com MBA Executivo em marketing, possui ampla experiência na área de Gestão em vários portes de empresas e em diversos segmentos. Sócio diretor nas empresas Exitum Empresarial e Affluence Treinamento Gerencial.