Como comentado no post sobre as metodologias ativas o Blended Learning é um método que mescla diferentes abordagens de aprendizado. Hoje vamos discorrer sobre uma das possibilidades de aplicar essa abordagem no ambiente corporativo.

Se refletirmos sobre os treinamentos empresariais que já presenciamos percebemos que os instrutores mais eficazes sempre mesclaram metodologias para tornar os cursos mais interessantes. Com o avanço tecnológico e a popularização dos dispositivos móveis o leque de opções foi ampliado. É nesse contexto que se aplica o Blended Learning, metodologia que pressupõe uma mistura de treinamento online com trabalho presencial promovendo uma otimização do tempo e potencializando a aprendizagem.

Você deve estar pensando de que forma pode mesclar o ensino presencial com o ensino a distância em sua empresa. Você já ouviu falar na aula invertida como estratégia para garantir uma aprendizagem significativa? Para iniciarmos a abordagem sobre essa estratégia vamos conversar um pouco sobre a Aprendizagem Significativa.

Criada pelo psicólogo americano, David Ausubel, a Aprendizagem Significativa pressupõe que o conteúdo novo que será aprendido deve fazer algum sentido a partir de um conhecimento prévio do aprendiz. Esse conteúdo prévio servirá para ancorar o novo conhecimento. E nesse contexto, onde se encaixa a aula invertida mencionada anteriormente?

Durante a ministração de um curso geralmente o instrutor expõe o conteúdo e oferece material para os participantes estudarem ou ampliarem o conhecimento em um tempo extraclasse. Na aula invertida a estratégia é o inverso. O instrutor envia para o email dos participantes materiais que abordem o assunto que será ministrado. Esse material pode ser vídeos e ou textos, questionários, fóruns ou quiz que terão a função de fornecer ao aprendiz um conhecimento prévio do assunto que será abordado no treinamento. O treinamento presencial será otimizado ao passo que o instrutor poderá conduzir a parte presencial com atividades práticas deixando o treinamento mais dinâmico.

Essa estratégia é bem viável para a empresa uma vez que reduz o tempo presencial assim como o custo envolvido. Muitas empresas têm utilizado dessa estratégia e ainda enviam online, junto com o material da aula um pré-teste que qualifica o funcionário para participar da etapa presencial. Isso ajuda a nivelar a equipe em relação à informação e ao conhecimento recebido, promovendo uma maior produtividade e aproveitamento do curso.

Que tal incorporar a metodologia do Blended Learning em sua empresa e inovar o aprendizado de sua equipe com a prática da aula invertida já no próximo treinamento?

Sucesso para você e sua equipe!

Lucienne Fares

Lucienne Fares

Consultora na área de pedagogia atuando no segmento educacional e também empresarial. Com mais de 30 anos de experiência na área de gestão atua de forma significativa com foco em resultados. Sócia diretora da Affluence Treinamento Gerencial e também palestrante, tendo já realizado ministrações em todos os estados brasileiros.