Skip to main content
Conceitos

A importância da Memória Olfativa para o sucesso de um evento

By 12 de abril de 2018agosto 22nd, 2019No Comments

Você já vivenciou a experiência de chegar em algum local e sentir um aroma que te remeteu a alguma lembrança? Isso ocorre por causa da memória olfativa. O sentido do olfato é um dos mais eficazes para trazer à memória lembranças e emoções experenciadas.

O curioso, é que não podemos “desligar” intencionalmente esse sentido. Podemos evitar um estímulo visual se fecharmos nossos olhos, mas não conseguimos evitar um cheiro que chega de forma repentina à nossa narina, ou até mesmo um cheiro persistente. Por isso, o olfato é um dos sentidos mais efetivos para despertar emoções e trazer de volta flashs de momentos marcantes.

Pesquisas de neuromarketing revelam que 75% das emoções são desencadeadas por aromas. Isso ocorre pelo fato de a percepção olfativa estar diretamente ligada ao sistema límbico, parte do cérebro onde se concentram as memórias e os processos emocionais.

Mas qual a relação da memória olfativa com o sucesso de um evento?

Lembro-me de um evento que participei em um hotel da região metropolitana de Belo Horizonte. Já na recepção fui surpreendida com uma fragrância que preenchia suavemente o ambiente me remetendo à lembranças de aconchego e tranquilidade. A sensação foi tão boa que melhorou meu humor e disposição para o evento. Tanto, que ao narrar o fato aqui, minha memória volta àquele dia me trazendo sensação de alegria.

Um estudo realizado na Universidade Rockefeller, em Nova York, mostrou que as pessoas lembram 35% do que sentem, em comparação com apenas 5% do que veem, 2% do que ouvem e 1% do que elas tocam. O estudo evidenciou que podemos nos lembrar de cheiros por um ano com uma precisão de 65% e manter suas memórias ao longo do tempo.

Nesse sentido, o olfato é um sentido com potencial de influenciar o humor e a atenção. Ambos essenciais para a aquisição de novas informações, interferindo inclusive nas interações sociais. Portanto, proporcionar uma experiência aromática agradável é fundamental para qualquer evento. Porém, em contrapartida, pesquisadores apontaram que aromas que são associados à recordações de experiências negativas são ainda mais fáceis de se guardar as referências e ficarem gravados na memória.

Concluindo, a conexão entre o cérebro e o olfato gera recordações imediatas. A memória olfativa não apenas evoca memórias precisas, mas também atua em um nível inconsciente despertando emoções. Nesse sentido, investir em um bom aroma pode ser uma estratégia de marketing multisensorial eficaz.

Avalie o quanto pode ser interessante utilizar-se deste investimento nos seus eventos, locais de trabalho ou espaços para reuniões, fazendo uso deste importante aliado.

Fique à vontade para compartilhar conosco alguma experiência desencadeada pela percepção olfativa.